Quem sou eu

Minha foto
Maringá, Paraná, Brazil
Às vezes se faz necessário caminharmos contra a corrente para descobrirmos a nós mesmos. O exercício se resume em olhar nos olhos daquele que vem ao nosso encontro!

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

DO OUTRO LADO DA CRUZ

INÉDITO
À Chiara Lubich e Igino Giordani
por acreditarem na unidade entre os homens
e doarem suas vidas
ao construtor desta unidade:
Jesus Abandonado.
____________
Senhor, dá-me todos que estão sós...
Senti no meu coração a paixão que invade o teu,
pelo abandono em que se acha imerso o mundo inteiro.
Amo todo ser doente e só.
Quem consola o teu pranto?
Quem se compadece da sua morte lenta?
E quem estreita ao próprio coração um coração desesperado?
Faze, ó meu Deus, que eu seja no mundo o sacramento tangível do Teu amor,
que eu seja os Teus braços, que estreitam a Si e consomem em amor toda a solidão do mundo.


Chiara Lubich (1920 * 2008)
Fundadora da Obra de Maria (Movimento do Focolares)
________________
As desilusões e os sacrifícios não são nem desilusões e nem sacrifícios:
são modos para redescobrir a realidade das relações.
Deus e tu; são esvaziamentos de matéria humana para que,
no caminho aberto, penetre o espírito divino.

Os homens te deixam para que Deus te retome.


Igino (Foco)Giordani ( 1894 * 1980)
Escritor, político, bibliotecário do Vaticano
e co-fundador da Obra de Maria
( Movimento dos focolares)
______________________
O autor me faz sentir nestas poucas linhas, o amor de Deus por mim e por você, como pílulas do cotidiano, que nos capacita amar e ser amados. Na dinâmica do amor se sente a cruz, não como um peso insuportável, mas como caminho no seguimento de Jesus. “Quem quiser ser meu discípulo, toma a sua cruz, cada dia, e siga-me”. Ninguém pode dizer que é missionário e discípulo de Jesus se não assumir com coragem a própria cruz do dia a dia. Vale a pena mergulhar neste mundo como se mergulha na água, uma criança que, sem temor, deixa cativar-se pelo desejo de uma experiência diferente.

“Do outro lado da cruz” está Jesus, não tenhas medo.


Dom Anuar Battisti
Arcebispo de Maringá
________________________________
DO OUTRO LADO DA CRUZ

Olho neste momento para dentro de mim, como se olhasse um espelho capaz de refletir toda minha alma, mergulhada e manchada pelas coisas do mundo, por todos os pecados que cometi e ainda mais, pelos que sei que na minha fraqueza de homem, cometerei.
Olho as pessoas à minha volta, vejo seus problemas e suas fraquezas. Vejo suas virtudes e seus defeitos. Cada vez mais me convenço que a cruz abraçada por Cristo é nosso único caminho. A cada instante, vejo refletido neste espelho a minha, a sua, a nossa vida! Qual o caminho a seguir? Onde depositaremos nossas esperanças de mudar o que já está definido por nossos atos passados?
Nada poderá mudar o que está feito, embora possamos recomeçar a cada segundo. Nossos erros já foram pagos pelo crucificado. O que nos acompanhará, serão as conseqüências destes erros. Deus, ao nos constituir do livre arbítrio deu-nos os caminhos e o mapa do tesouro. Agora, cabe a cada um de nós, descobrirmos onde está e qual valor daremos a ele. Ao escolhermos a cruz, O encontraremos nela, crucificado e abandonado, todos os dias de nossas vidas. Não tenhamos medo. Jamais estaremos sozinhos, mesmo no abandono dos homens: “Os homens te deixam para que Deus te retome”. (Igino Giordani) Nós e Ele. Ele crucificado. Nós, tentando na nossa imperfeição de amor, galgar o outro lado da cruz: ressuscitar no Ressuscitado.
Tenhamos a certeza deste dia. Vivamos pela certeza desta promessa testemunhando com nossas vidas que a unidade não é utopia. Ela é possível se começarmos a vivê-la dentro de nós e fazê-la refletir, cada vez mais, no espelho do outro.
A escolha de Cristo é única, individual e intransferível. Deve ser refeita a cada segundo, após cada gesto, depois de cada batida do nosso coração. O pecado é meu. A dor é minha. É minha a busca do Cristo.
No entanto, a luz deste encontro, Eu e Cristo, deve-se doar à humanidade para a construção do testamento do Cordeiro: “Que todos sejam um!” Ele nos quer santos, misturados a esta multidão que parece ser esquecida, mas não é. Ele está presente em cada um, em cada ato, em cada folha que cai. Nada acontece sem o Seu consentimento ou sua vontade, mesmo que não consigamos entender Seus desígnios. Mesmo que pareça não existir Sua presença.
Busque-O. E O encontrará refletido em cada um que por vontade ou desígnio Dele, cruza o teu caminho. Nada é em vão. Tudo faz parte de um tesouro escondido em nós, do outro lado da cruz, onde mora a Vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário