Na sua última visita pastoral à cidade de Mandaguaçu-Pr., o Arcebispo da Arquidiocese de Maringá, Don Anuar Battisti, se fez presente em vários setores da comunidade. Além da Igreja e catequese, Don Anuar visitou a Prefeitura, a Câmara Municipal, o comércio local, escolas, entidades assistenciais, a delegacia, onde esteve com os presos e, o corte de cana, onde passou o dia com os trabalhadores rurais.
Dom Anuar mencionou que o objetivo das visitas pastorais é conhecer os irmãos de todas as comunidades: "Já nos amamos uns aos outros, mas a partir do momento em que conhecemos as pessoas, passamos a amá-las ainda mais", completou.
Um dos pontos fortes foi a visita às escolas, onde pode fazer um contato direto com centenas de alunos, funcionários e professores. Entre as escolas que o receberam, destaca-se a Escola Municipal Barão do Rio Branco, na Vila Guadiana e a Escola Estadual Professor Francisco Perioto, no centro da cidade.
Recebido pela diretora Vera Volpato, pelos professores e equipe de funcionários da Escola Municipal Barão do Rio Branco, o Arcebispo foi surpreendido pelas crianças, quando estas lhe pediram para que ‘jogassem juntos o (1)Dado do Amor, durante a cerimônia de benção da escola.
Penetrando dignamente naquela realidade, Don Anuar aceitou o ‘desafio’, jogou o Dado e falou-lhes do amor gratuito que Deus tem por cada um e da responsabilidade que devemos ter em colocar em prática os seis aspectos da (2)Arte de Amar, transcritos nos vértices do Dado. Em resposta recebeu o ‘sim’, proveniente daqueles pequeninos que, com a prática lúdica do Dado, estão aprendendo o significado do amor ao próximo.Na Escola Francisco Perioto, foi recebido pela diretora Sandra Freitas de Carvalho, equipe de professores e funcionários, que lhes falaram da realidade da juventude local e da satisfação proporcionada pela sua visita.
Em comunhão, o Arcebispo de Maringá comunicou sua experiência de vida, falou da origem humilde da sua família e do esforço constante para crescerem em unidade.
Comparou suas lutas e conquistas com os esforços que os alunos devem empreender na vida para alcançarem seus objetivos.
Incentivou-os a estudar e refletir muito sobre o que fazem hoje das suas vidas, pois amanhã não poderão culpar ninguém pelas suas escolhas.Os alunos da sexta série o presentearam com dois exemplares do livro ‘O amor é uma arte – A fraternidade como instrumento pedagógico’, no qual relatam suas experiências de amor ao próximo no ambiente escolar e na família.
Com prontidão, Don Anuar se propôs fazer a entrega pessoalmente, quando da sua visita ao Vaticano, em novembro próximo, o que soou como uma grande conquista aos jovens escritores.
(1) O Dado do amor é o instrumento de socialização idealizado por Chiara Lubich, fundadora do Movimento Focolare, para difundir a (2)Arte de Amar entre as crianças. Ele traz impresso em seus vértices seis aspectos, os quais se vive de acordo com a face sorteada. Para saber mais: http://www.focolare.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário